Empresa de Jardinagem e Paisagismo em São Paulo – SP

Qual o Melhor Horário para Regar as Plantas do Jardim?, Qual o Melhor Horário para Regar as Plantas do Jardim? 

Qual o Melhor Horário para Regar as Plantas do Jardim? 

Qual o Melhor Horário para Regar as Plantas do Jardim?, Qual o Melhor Horário para Regar as Plantas do Jardim? 

Dirija pela vizinhança em um dia quente de verão e você verá muitas maneiras de regar as plantas. Alguns proprietários quebram a mangueira no final da jornada de trabalho, enquanto outros programam os sprinklers automáticos para funcionar de madrugada por 15 minutos por dia; ainda, outros imaginam as plantas pegando uma bebida sempre que as crianças decidem que é hora de brincar no irrigador. No entanto, cronometrar a irrigação não só resultará em plantas mais saudáveis, mas também pode economizar na conta de água.

Leia também: Como Deixar a Grama Verde e Bonita

Qual o Melhor Horário para Regar as Plantas do Jardim? 

O melhor horário para regar as plantas do jardim é na parte da manhã entre 05:00 às 09:00, seja usando um aspersor, mangueira de ou qualquer outro dispositivo que molhe a folhagem da planta. Quando a rega é concluída, a folhagem da planta seca rapidamente. A secagem rápida da folhagem da planta ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas. Além disso, uma aplicação matinal permite que a água penetre profundamente no solo com pouca perda de água por evaporação.

A rega ao meio dia é menos eficiente devido à rápida evaporação. Ao usar um sprinkler, a rega ao meio dia também pode ser um desperdício, pois os ventos fortes podem levar a água para a calçada, pátio ou outras áreas próximas.

Regar as plantas do jardim à noite com um aspersor ou mangueira de jardim pode causar problemas maiores de doenças, pois a folhagem da planta provavelmente permanecerá molhada durante a noite toda.

As manhãs e as noites são excelentes para regar jardins ao usar um sistema de irrigação por gotejamento ou mangueira de imersão. Regar à noite não é um problema, pois esses métodos não molham a folhagem das plantas.

Regar as Plantas do Jardim de Manhã ou Noite?

Muito se fala em regar de manhã em comparação com regar à noite. Que horas é melhor regar as plantas do jardim? A resposta é: depende. Em geral, é aconselhável administrar água de um dispositivo suspenso, como um aspersor ou uma varinha de chuva pela manhã. Isso permite que a folhagem seque rapidamente, impedindo que os esporos dos fungos adquiram as folhas. No entanto, nem todo mundo tem tempo para ficar no quintal às 5 da manhã entre levar o cachorro para passear e levar as crianças para a creche. Se a noite for a sua hora de jardinagem, não há problema em dar de beber às suas plantas, se você tomar cuidado para levar a água direto para a zona da raiz, onde as plantas mais precisam.

Como Lidar com Plantas Murchas

Ver seu hibisco ou peônia favorito caindo em um dia quente pode ser como um alarme disparando em seu corpo. A murcha faz com que as plantas pareçam estar à beira da morte e, em alguns casos, podem estar. No entanto, outras coisas podem causar murcha, incluindo problemas de pragas e doenças e até mesmo o excesso de água. Além disso, as plantas podem murchar em um dia quente como forma de lidar com a temperatura, mas voltam quando a noite esfria. Você pode verificar novamente suas plantas ao anoitecer e determinar se o murchamento foi devido ao estresse térmico temporário antes de regar. Com o tempo, você conhecerá suas plantas e reconhecerá aquelas que respondem às ondas de calor dessa maneira.

Plantas Anuais e Perenes

Saber se suas plantas são anuais ou perenes é um fator chave para decidir o melhor horário para regar as plantas no jardim durante uma onda de calor.

As plantas anuais são plantas que terminam todo o seu ciclo de vida em uma estação de cultivo. Isso inclui os favoritos do jardim, como malmequeres, impatiens e pelargoniums. Essas plantas têm sistemas de raízes muito rasos e sofrerão quando os primeiros centímetros do solo secarem no verão. Você deve regá-los com frequência, mesmo diariamente, quando o mercúrio sobe.

As plantas perenes têm sistemas de raízes mais profundos que lhes permitem sobreviver a períodos de seca de uma estação para a outra. Algumas plantas perenes, como a erva daninha borboleta e o índigo falso , têm raízes principais que se estendem por muitos centímetros no solo, na verdade explorando as reservas de água durante os períodos sem chuva. A melhor época para regar as plantas perenes é uma ou duas vezes por semana, lenta e profundamente, para que a água não escorra antes de ter tempo de penetrar no solo. Um pluviômetro pode ser útil; muitas plantas crescem com cerca de 2,5 cm de água por semana.

Hortas vegetais

Não existem vegetais tolerantes à seca. Negligenciar a irrigação de sua horta pode causar queda de flores, retardo de vegetais ou mesmo morte de plantas. Plantas vegetais que precisam de água extra durante as ondas de calor incluem couve-flor, aipo, pepino, pimentão, rabanete e abóbora. Essas plantas exigem solo úmido consistentemente para produzir a melhor safra. Use irrigação por gotejamento ou coloque uma mangueira na base de suas plantas para evitar molhar as folhas. Se você precisa de sprinklers, regue de manhã cedo para permitir que o sol seque a folhagem.

Empresa de Manutenção de Jardim SP

Árvores e arbustos

Não se iluda pensando que uma chuva passageira deu às suas árvores e arbustos uma quantidade adequada de água: quando se trata de plantas de vida longa como essas, você deve regar profundamente para estimular um sistema radicular saudável. Às vezes, a melhor hora para regar árvores e arbustos é logo após uma chuva leve, para pegar carona na umidade do solo e levá-la a níveis mais profundos. A hora do dia não é tão importante quanto conseguir uma imersão completa. Coloque uma mangueira na base do arbusto ou árvore e deixe-a correr até que os primeiros 20 centímetros do solo estejam úmidos. Regue os espécimes recém-plantados pelo menos duas vezes por semana durante as ondas de calor, pois seus sistemas de raízes são pequenos e ainda estão em desenvolvimento. Espécimes de raízes rasas como hortênsias, dogwoods, bordos japoneses e magnólias precisarão de água extra para evitar a desidratação. para preparar as plantas para uma dormência de inverno saudável.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online!