Empresa de Jardinagem e Paisagismo em São Paulo – SP

Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim, Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Grama artificial ou Natural? Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim, Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Se você não tem experiência em paisagismo, decidir se vai comprar grama artificial ou natural pode ser uma decisão difícil de tomar.

A grama natural proporciona uma sensação muito tradicional a um gramado e sua manutenção pode ser relativamente barata. No entanto, nem todos temos a sorte de ter jardins bem colocados, onde o solo é rico em nutrientes e onde o relvado recebe a quantidade ideal de chuva e sol. Já grama artificial é uma ótima alternativa para um gramado natural e está se tornando uma escolha cada vez mais popular quando as pessoas decidem fazer paisagismo. Esta é uma opção mais cara, mas pode durar mais de uma década, com pouca ou nenhuma manutenção necessária.

Decidir mudar seu jardim ou gramado é uma grande decisão e não deve ser tomada de ânimo leve. Certifique-se de estar totalmente informado sobre os prós e contras da grama natural e artificial antes de decidir investir o seu suado dinheiro.

Grama artificial ou Natural? Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim, Grama artificial ou Natural? Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Grama Sintética ou Natural – Como Escolher? 

Em primeiro lugar, dê uma olhada no seu jardim e sua finalidade. Um gramado de ‘alto tráfego’ é a grama usada com frequência, quer você tenha animais e crianças ou seja a anfitriã de muitos eventos ao ar livre. Alternativamente, um jardim ornamental exigirá muito tempo e esforço para mantê-lo bonito e a grama em boas condições. Simplificando, a grama artificial é melhor para um gramado de alto tráfego e a grama natural é a melhor para um jardim ornamental. No entanto, tudo se resume à preferência pessoal e exploraremos cada um deles com mais detalhes mais adiante neste guia.

Existem vários outros fatores que influenciarão sua decisão na hora de escolher entre grama sintética ou natural, incluindo o tipo de clima que você experimenta e a quantidade de luz e fluxo de ar em seu jardim. Alguns tipos de grama lutam para crescer em certas temperaturas. Por exemplo, em um clima mais quente você precisará regar a grama regularmente, o que pode ser um problema se houver proibição de mangueiras. Além disso, se você estiver cercado por árvores que causam sombra, a grama pode ter dificuldade para crescer e se desenvolver, o que significa que a grama artificial pode ser a melhor opção para você.

Em seguida, considere quanto tempo você deseja dedicar à manutenção do jardim. Você gosta de jardinagem no fim de semana e acha agradável cortar a grama? Nesse caso, a grama natural será ideal para você. No entanto, se você estiver muito ocupado ou achar que isso é uma tarefa árdua, talvez a grama artificial seja mais adequada ao seu estilo de vida. A grama verdadeira é muito difícil de manter se você for idoso ou se estiver muito longe de casa, e muitas pessoas preferem não ter que adicionar outra tarefa à sua lista de tarefas pendentes.

Por fim, pense no seu orçamento. A grama naural não é inicialmente cara, mas requer muita manutenção, incluindo a compra de um cortador de grama e gastos com água, ração e fertilizante, o que aumenta significativamente o custo. Como alternativa, a grama artificial é mais cara, mas muitas vezes custa apenas uma vez e só precisa ser substituída a cada 25 anos.

Grama artificial ou Natural? Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim, Grama artificial ou Natural? Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Grama Natural: o básico

Existem dois tipos de grama natural, semente e grama. Cultivar sua própria grama a partir de sementes é a maneira mais econômica, mas pode consumir muito tempo, pois requer muitos cuidados. Geralmente, requer uma estação para ficar em boas condições e isso pode envolver irrigação e remoção diária de ervas daninhas. Embora demorado, cultivar sua própria grama é a melhor opção para áreas de jardim mais difíceis, como encostas e cantos, onde pode ser difícil colocar grama ou grama artificial.

A grama, também conhecida como gramado é a opção mais cara, mas fornece grama instantânea e luxuriante para o seu jardim. Há muitos benefícios em usar a grama, incluindo como ela cria raízes dentro de três semanas após ser plantada e se estabelece rapidamente. É ideal se você está sob pressão de tempo, não quer se esforçar ou quer ter um lindo gramado o mais rápido possível. No entanto, a relva cresce em condições perfeitas, por isso, se o seu jardim não receber muito sol, pode não crescer muito bem. Além disso, se você for um novato, pode ter que pagar para que ele seja instalado, enquanto o cultivo de sua própria grama tem custo zero de mão de obra.

Se você decidir tentar cultivar sua própria grama, precisará primeiro pesquisar seu jardim, pois o gradiente, a textura da superfície, a drenagem e a quantidade de sombra afetarão o tipo de semente de grama que você precisará comprar. Se você não tiver certeza, a solução de ‘uso geral’ é adequada para a maioria dos jardins. No entanto, se você pretende criar um jardim ornamental, dê uma olhada na compra de misturas de sementes que crescem grama fina, como festuca vermelha, festuca da mastigação e grama. Esses tipos de grama também crescem bem em áreas sombreadas, tornando-os ideais para um jardim cercado por árvores.

Grama Artificial ou Sintética: o básico

A grama artificial é feita de uma mistura de plástico e areia ou borracha moída. Foi inventado pela primeira vez em 1964 para campos desportivos, mas desde então, grandes desenvolvimentos foram feitos e muitas vezes pode ser difícil dizer a diferença entre relva real e artificial. É recomendável pagar um paisagista para instalá-lo, pois cada tipo de grama artificial requer um método de instalação diferente. No entanto, se você decidir fazer isso sozinho, certifique-se de ter pesquisado bem antes de tentar.

A grama artificial é uma ótima opção para os proprietários que não conseguem acompanhar a manutenção da grama natural ou simplesmente não querem. Permite-lhe ter um relvado bonito e completo durante todo o ano. Existem inúmeras opções para você escolher, já que as empresas oferecem tantas variedades diferentes de grama artificial. Você pode ser superespecífico, escolhendo a cor, o formato e a aparência.

Em termos dos materiais de que é feito, existem três tipos principais de relva artificial: polietileno, nylon e polipropileno.

Polietileno é a opção mais premium disponível e parece mais natural, o que é ótimo se você estiver projetando um jardim ornamental. É muito durável e não poroso, o que significa que não retém os odores dos animais, o que é ideal se você tem cães que gostam de brincar ao ar livre.

O capim Nylon é o tipo mais forte, ideal para climas com clima intenso, pois pode manter sua forma original, mesmo em altas temperaturas. No entanto, devido à sua resistência, é considerado rígido e não tem um aspecto tão natural.

Finalmente, a grama de polipropileno é a opção mais adequada para a carteira, mas também é a mais fraca dos três tipos. Não manterá sua forma bem, portanto não é ideal para um gramado de alto tráfego. Além disso, tem um baixo ponto de fusão, portanto não é ótimo para qualquer lugar com um clima quente. A grama de polipropileno seria melhor para um jardim ornamental em um clima mais frio ou apenas para uma pequena área que precisa de cobertura.

Em termos de segurança, a grama artificial não oferece muitos riscos. No entanto, alguns tipos contêm produtos químicos prejudiciais para você e para o meio ambiente e, em alguns casos, foram encontrados até íons de prata, o que é extremamente perigoso. Para garantir que escolheu a opção mais segura, verifique se a relva artificial que está a ver é fabricada na Europa e se cumpre os regulamentos estritos definidos pelo governo.

Prós e contras da grama natural

Prós

  • A grama natural é ótima para o meio ambiente
  • A vegetação melhora o bem-estar e reduz o estresse
  • Um gramado bem cuidado é muito atraente e pode adicionar ao visual exuberante do seu jardim
  • A grama natural encoraja um sistema ecológico rico de plantas e insetos
  • O custo inicial de cultivo de sua própria grama é muito baixo
  • É mais barato do que grama artificial
  • A grama real é auto-higienizante

Contras

  • Requer muita manutenção, especialmente nos meses de verão
  • Você precisará dedicar tempo para capinar, cortar e alimentar a grama
  • A manutenção é cara e você precisará pagar pelo equipamento, alimentação e água
  • Se for um gramado de alto tráfego, a condição da grama ficará ruim
  • Os animais terão patas enlameadas depois de brincar na grama molhada
  • A grama real não cresce bem em um jardim sombreado
Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim , ,Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Prós e contras da grama artificial

Prós

  • A grama artificial não requer manutenção e não há custos extras, uma vez que a grama artificial foi colocada
  • É ideal para um gramado de alto tráfego, pois manterá sua aparência e forma, mesmo se você o usar com frequência
  • A grama artificial é a melhor opção para um jardim com sombra, pois estará em ótimas condições durante todo o ano
  • Existem tantas variedades de grama artificial, incluindo cor, comprimento e textura, o que significa que você pode obter a aparência exata que deseja
  • Algumas marcas de grama artificial usam materiais reciclados, como garrafas de plástico e pneus, que podem ser muito melhores para o meio ambiente do que a grama artificial tradicional
  • A grama artificial de alta qualidade pode ter uma expectativa de vida de até 25 anos
  • A grama sintética não fica lamacenta ou molhada, o que é ideal se você tem crianças ou animais que gostam de brincar ao ar livre
  • Ao contrário da grama natural, os cães não podem cavar através dela
  • Se você fica longe de casa com frequência ou é idoso, pode não ser capaz de manter seu jardim e a grama real vai acabar parecendo crescida demais e bagunçada

Contras

  • A grama artificial é muito mais cara do que a grama real
  • A grama sintética varia de R$20,00 10 a R$ 50,00 por metro quadrado em comparação com a grama natural, que custa cerca de R$ 10,00 por metro quadrado
  • Mesmo que não exija manutenção, a superfície sob a grama pode precisar ser substituída dentro de oito anos da instalação
  • A grama artificial é ruim para a vida selvagem local e para a atmosfera ao seu redor, pois não há dióxido de carbono produzido a partir da grama que as plantas podem converter em oxigênio
  • Algumas gramas artificiais contêm íons de prata que podem ser perigosos
  • A grama artificial é ruim para o meio ambiente, pois é feita de plástico e não é facilmente reciclada
  • O processo de fabricação tem enormes efeitos negativos sobre o meio ambiente, pois a grama artificial é um produto à base de petróleo que cria muita poluição
  • Quando a grama precisar ser substituída, ela vai parar em aterros sanitários, já que nem muitas usinas de reciclagem a aceitam
  • A grama artificial aquece com a luz solar direta, que pode ser muito quente para andar descalço
Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim , Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Custo e Manutenção

A principal diferença entre a grama natural e a artificial ou sintética  é que uma requer muita manutenção e uma requer muito dinheiro.

Nos meses de verão, a grama natural requer mais manutenção e dependendo do tamanho da área, cortar, sacar e cuidar do jardim pode demorar horas. É um grande compromisso, pois você precisará dedicar um tempo semanalmente para cuidar dele, caso contrário, pode rapidamente acabar parecendo mal cuidado. Se você tiver chuvas fortes, precisará arejar a grama com frequência, espetando o gramado e, se estiver muito alagado, você não poderá usá-lo até que desapareça naturalmente. Por outro lado, além de varrer as folhas ocasionalmente, a grama artificial não requer manutenção.

Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim , Grama artificial ou Natural Saiba Qual a Melhor para o seu Jardim

Em termos de custo, cultivar sua própria grama pode ser muito barato, mas a manutenção é cara, pois você precisará comprar um cortador de grama, regar regularmente a grama (se não houver chuva) e usar ração ou fertilizante. Se você optar por comprar grama em vez de cultivá-la sozinho, custará cerca de R$ 10,00 por metro quadrado em comparação com a grama artificial, que varia de R$ 20,00 a R$ 50,00 por metro quadrado.

No entanto, a grama artificial pode ser considerada bastante econômica, pois embora o pagamento inicial seja alto, não requer manutenção ou custos extras. Isso significa que leva apenas oito anos para que o custo da instalação da grama artificial supere o custo de manutenção da grama real. Além disso, se for de alta qualidade, a grama artificial pode ter uma expectativa de vida de até 25 anos. Embora, ocasionalmente, a superfície sob a grama possa precisar ser substituída dentro de oito anos após a instalação.

Animais e Crianças no Jardim

É muito importante pensar na finalidade do seu gramado ou espaço verde, pois dependendo do tamanho ele será utilizado por diversos motivos.

Se você está planejando ter um gramado de alto tráfego, a grama real será difícil de manter. Se você tem crianças ou animais que vão brincar na grama ou simplesmente hospedar eventos regulares em seu jardim, isso pode mudar a condição da grama e torná-la rala ou mal cuidada. Nesse caso, os benefícios da grama artificial superam em muito os da grama real. Por exemplo, a grama artificial não fica lamacenta ou molhada, portanto, não haverá marcas de patas ou sapatos sujos na casa. Também é durável e forte, o que significa que os cães não podem cavar ao contrário da grama real. Se você tiver animais, então ele precisará ser desinfetado de vez em quando, simplesmente porque não se auto higieniza como a grama real.

Alternativamente, se você está planejando ter um jardim ornamental de baixo tráfego, qualquer tipo de grama será adequado para você. Contanto que você seja dedicado e disposto a investir tempo e esforço, você pode criar um lindo gramado.

O Ambiente do Jardim

Se você é apaixonado pelo meio ambiente, o debate sobre grama real ou artificial pode ser difícil de navegar. Por outro lado, a grama verdadeira é ótima para o meio ambiente. Ele estimula um sistema ecológico rico em plantas e insetos e ajuda as plantas e árvores vizinhas a produzirem oxigênio limpo para você respirar. Também melhora a sua saúde mental, bem-estar e ajuda a reduzir o stress.

No entanto, a grama real é responsável por um terço de todo o uso residencial de água e o uso de ferramentas movidas a gás e elétricas pode ter enormes efeitos negativos no meio ambiente. Cortadores de grama, sopradores de folhas e ferramentas de aparar criam poluição do ar que supera os benefícios de ter grama real e o oxigênio que ela produz. Além disso, os fertilizantes químicos poluem as águas subterrâneas, o que pode prejudicar o habitat natural de muitos organismos.

Se o custo de manutenção e o impacto no meio ambiente são um problema para você, talvez considere investir em um tanque de captação de água da chuva que você pode usar para regar a grama. Existem outras maneiras de cultivar grama real e respeitar o meio ambiente. Você pode eliminar a necessidade de fertilizante deixando pedaços de grama no gramado após o corte, pois os nutrientes naturais serão liberados durante a decomposição e o ajudarão a cultivar grama luxuriante. Além disso, você pode comprar um cortador de grama push-along e usar uma tesoura, o que reduzirá a quantidade de ferramentas elétricas ou a gás que você usa.

A grama artificial não é inerentemente ecológica, pois é feita de plástico. Até o processo de fabricação é prejudicial ao meio ambiente, pois é um produto à base de petróleo que gera muita poluição. No entanto, algumas marcas começaram a produzir grama artificial com materiais reciclados, incluindo garrafas de plástico e pneus velhos. Algumas pessoas podem considerá-lo melhor para o meio ambiente em comparação com a grama real, pois não precisa ser regada, cortada ou mantida de qualquer outra forma. A única desvantagem seria que, uma vez que precise ser substituída, a grama velha provavelmente vai acabar em aterros sanitários, pois é muito difícil de reciclar.

Conclusão

Em resumo, a grama natural e a artificial têm suas vantagens e desvantagens. O gramado certo para você depende inteiramente de seu jardim e estilo de vida, por isso é importante identificar a finalidade do gramado. Se você vai usá-lo com frequência para brincar com crianças ou animais, ou passar horas fazendo com que pareça intocado. Nem todo mundo tem tempo ou motivação para manter um gramado, mas se você o fizer, os resultados de ter um gramado de verdade podem ser excelentes. Existem tantos fatores que influenciam o tipo de grama que você escolher, então certifique-se de examinar detalhadamente a lista de prós e contras acima. No final das contas, tudo se resume à preferência pessoal.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Enviar Mensagem
Estamos Online!